ESTUDO DO FUNCIONAMENTO DA LOGÍSTICA EM UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL
1. INTRODUÇÃO
A logística para muitos é algo que surgiu recentemente. No entanto, produzir, estocar e fazer trocas de objetos é tão antigo quanto à existência do homem e por isso ela existe desde as épocas mais remotas de uma forma subjetiva, isto é, sem ser percebida como tal.
O surgimento objetivo (ou perceptível), porém, ocorreu no meio bélico com a gestão sistêmica das operações de guerra e nos processos administrativos de transporte, armazenagem e distribuição de alimentos, munição e armas. Com o tempo, o acontecimento da Revolução Industrial e a crescente globalização fizeram com que houvesse uma evolução da visão sistêmica e do pensamento organizacional e foi dessa maneira que começaram a surgir discussões e contribuições práticas de logística ou com funções dessa atividade dentro das organizações empresarias.
O mercado atual, extremamente concorrido e voraz, exige cada vez mais das empresas uma excelente qualidade de produtos e serviços para que esta se mantenha competitiva. Algumas empresas resolvem alcançar esse objetivo de forma isolada, eliminando desperdícios na produção e capacitando os colaboradores, e outras enxergam a logística como uma estratégia competitiva bastante eficaz e assim se usa dela para manter-se bem no mercado. As empresas que escolhem a logística coordenam suas ações gerencias com uma visão sistêmica do processo, o avaliando desde o fornecimento da matéria prima até a chegada do produto ao cliente com a certeza da qualidade. Essas ações resultam em uma empresa com um posicionamento melhor no mercado.
De um ponto de vista genérico, logística é o ato de planejar, organizar, controlar e realizar com eficiência o fluxo, a estocagem, o transporte e distribuição de bens e serviços, desde a origem até a chegada ao consumidor. A grande importância da logística em um estabelecimento comercial se baseia na