relatório noçõe de microscopia
1. 1 Breve histórico sobre Noções de Microscopia Para estudar a célula dependemos de técnicas e instrumentos que foram e vem sendo desenvolvidos juntamente com as descobertas e o progresso da biologia celular. Desde a antiguidade já havia tentativas de reforçar a visão com o auxílio de dispositivos ópticos. A partir do século XIV, as lentes começaram a ser usadas comumente para corrigir defeitos de visão e como dispositivos de aumento. Supõe-se que o microscópio foi inventado por Zacarias Janssen, óptico holandês; é certo, porém que ele deu um ao arquiduque da Áustria de presente, em 1590. No início do século XVII surgiu o microscópio composto, constituído de uma lente objetiva e de uma ocular e, no ano de 1625, Giovanni Faber cunhou o termo microscópio. Seu inventor ainda não é conhecido. Em 1655, Hooke utiliza o microscópio composto para descrever pequenos poros e secções de rolhas, que chamou de “células”. O uso do microscópio atingiu seu apogeu com Leeuwenhoek, que é considerado o primeiro verdadeiro microscopista.
1.2 Tipos de Microscópios
Microscópio óptico: funciona com um conjunto de lentes ocular e objetiva que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz, sendo constituído por uma parte óptica que amplia as imagens e uma parte mecânica, responsável pela estabilidade e suporte da porção óptica.
Microscópio eletrônico: amplia a imagem por meio de feixes de elétrons e devido a isso alcança uma resolução muito maior que o microscópio óptico. Pode ser dividido em: microscópio de varredura e microscópio de transmissão.
2. Equipamentos utilizados
Microscópio óptico
Lâmina
Um pingo de tinta azul do pincel
3. Metodologia
Foi feita uma apresentação do microscópio óptico. Foram mostradas pelo professor a parte mecânica e a parte óptica. O roteiro de amostras e observações foi feito da seguinte maneira:
3.1 Parte mecânica é constituída de:
Pé ou base
Braço ou coluna
Tubo ou canhão
Platina