aprendizagem organizacional
1. O QUE É?
Aprendizagem organizacional pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da empresa.
2. COMO SE DÁ? (TIPOS)
- Experiências do Profissional - Aprendizagem Sistêmica
- Aprendizagem Cultural - Compartilhamento de Informações
- Aprendizagem com o Líder - Benchmarking
- Aprendizagem Prática/Ativa
3. APRENDIZAGEM X DESEMPENHO
- O dia-a-dia das organizações é baseado em desempenho e resultados. Não é raro o funcionário se defrontar com metas de desempenho a serem batidas, como um meio dos empregadores avaliarem seu rendimento e possível permanência ou não no quadro da organização.
- O aprendizado organizacional tem a ver com desempenho. Se uma equipe estiver aprendendo, esperamos que seu desempenho melhore. (...). Porém, (...) um erro comum nos dias de hoje é dizer que o aprendizado organizacional é sinônimo de melhoria de desempenho (WARDMAN, 1996, p. 171).
- De acordo com Guns (1998), a organização baseada no desempenho obtém seus resultados no curto prazo, enquanto as baseadas na aprendizagem focam o longo prazo.
4. VISÕES DE AUTORES
- Aprendizagem organizacional pode ser definida como “a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, convicções e atitudes que acentuam a manutenção, o crescimento e o desenvolvimento da organização.” (GUNS, 1998, p.22).
- “Uma organização que aprende é uma organização habilitada na criação, na aquisição e na transferência de conhecimento e em modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e percepções.” (KEIRNAN, 1998, p. 198).
- O processo de aprendizagem em uma organização não só envolve a elaboração de novos mapas cognitivos, que possibilitem compreender melhor o que está