tydygkuj
274 palavras
2 páginas
João Goulart No dia 7 de setembro de 1961 João Goulart assumiu a presidência e com a possibilidade do golpe militar enfraquecida , o Congresso Nacional aprovou arbitrariamente a mudança do regime político nacional para o parlamentarismo.
O que resultou na perca de possibilidades de aprovar suas propostas políticas.Mesmo assim ele elaborou um plano de governo voltado para três pontos fundamentais:O desenvolvimento econômico,o combate á inflação e a diminuição do déficit público.
Em 1963,a população apoiou o retorno do sistema presidencialista,o que deu a João Goulart o poder de volta.João Goulart defendeu a realização de reformas que poderiam promover a distribuição de renda por meio das chamadas Reformas de Base.
Em 1964,João Goulart organizou um grande comício na Central do Brasil,no que defendeu a urgência dessas reformas políticas.
Como as ações de João Goulart desprestigiava os interesses da classe media,Com isso os membros das forças armadas e o apoio das elites nacionais e norte-americanos começaram a arquitetar o golpe contra João Goulart. A tensão política causada por manifestações de caráter tão antagônico foi seguida pela rebelião de militares que apoiavam o golpe imediato.Sob a liderança do general Olympio de Mourão filho, tropas de Juiz de Fora (MG) marcharam para o Rio de Janeiro com o claro objetivo de realizar a deposição de Jango. Logo em seguida, outras unidades militares e os principais governadores estaduais do Brasil endossaram o golpe militar.
No dia 4 de abril de 1964, o Senado Federal anunciou a vacância do posto presidencial e a posse provisória de Rainieri Mazzilli como presidente da República. Foram dados os primeiros passos para a ditadura militar no Brasil.