ddddd
Samba de Roda
O Samba de Roda surgiu no estado da Bahia no século XIX e representa uma dança associada à capoeira e ao culto dos orixás. Surgiu como forma de preservação da cultura dos escravos africanos. O Samba de roda é uma variante do samba, que embora tenha se disseminado por várias partes do Brasil, é tradicional da região do Recôncavo Baiano.
Frevo
O Frevo é uma dança típica do carnaval pernambucano surgida no século XIX. Diferentemente de outras marchinhas carnavalescas, o Frevo é caracterizado pela ausência de letras na qual os dançarinos, seguram pequenos guarda-chuvas coloridos como elemento coreográfico. Vale destacar que a palavra é originária do verbo “ferver”, representando, desta maneira, particularidades desta dança demasiadamente frenética.
Maracatu
O Maracatu, termo africano que significa dança ou batuque, é uma dança típica da Região Nordeste, com grande destaque para a região de Pernambuco. Esse ritmo e dança apresentam fortes características religiosas, composto por uma mistura de elementos indígenas, europeus e afro-brasileiros.
Baião
O Baião é uma dança e canto típicos do Nordeste brasileiro que recebeu, em suas origens, influências das danças indígenas e da música caipira. Com movimentos que se aproximam do Forró, o Baião é dançado em pares e sua temática é baseada no cotidiano e nas dificuldades da vida dos nordestinos.
O segundo reinado é um período da história do Brasil que compreende 49 anos, do final do período regencial (1831-1840) à proclamação da República do Brasil (1889).