A Cabe A Bem Feita
Capítulo 1 - Os desafio
Os desafios são exclusivamente para a transdisciplinalidade, pois nosso conhecimento é fragmentado e há a hiperespecialização.
Procura-se uma contextualização do saber e a e a solução de como exercer a transdiciplinalidade, estimulando uma nova compreensão da realidade, articulando elementos que passam entre as disciplinas e buscando um vínculo em comum para de alguma forma uni-las, em busca da compreenção da complexidade.
Capítulo 2 - A cabeça bem-feita
O que é a cabeça bem feita?
Nada mais é que a inteligência apta a tratar que ter conhecimento não se deve ser somente um conhecimento isolado, deve-se levar em conta um conhecimento global. Colocar os problemas de forma organizada e que permita estabelecer ligação entre os saberes, dando-lhes sentido.
Buscando sempre uma forma de inserir o saber particular, no contexto de conjunto.
Capítulo 3 - A condição humana
É importante resaltar que a condição humana, não depende apenas das ciências humanas, mas de todas as ciências reunidas. O humano é separado do seu universo e isso não deve ser feito, ele sempre deve ser aproximado do seu universo.
O universo faz parte do ser humano, pois fazemos parte do universo. Um exemplo lógico de que somos totalmentes interligados ao universo é: No momento em que não cuidamos do nosso planeta, isso causará malefícios. Que posteriormente será refletido para todos nós.
Capítulo 4 - Aprender a viver
O objetivo da educação, não é transmitir o acúmulo de conhecimento para o ser humano, mas de criar neste ser humano um estado de concepção cônsciente.
Ou seja, exige uma transformação de informação em conhecimento.
Capítulo 5 - Infrentar a incerteza
O capítulo 5, é uma continuação da mesma linha de pensamento do capítulo presente.
A incerteza é a consciência do limite de conhecimento, mas há com todo o ser humano a necessidade transpor limites do conhecimento, com a vontade de ultrapassar as incertezas.
Por exemplo, o campo de