TRABALHO DE GABRIEL UNOPAR
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................4
3 CONCLUSÃO........................................................................................12
REFERÊNCIAS.........................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
Na última década, muitas organizações investiram em práticas, soluções e metodologias de gestão do conhecimento, impulsionadas pelo movimento de mercado ou preocupadas com a concepção amplamente aceita de que o conhecimento organizacional constitui a única fonte de vantagem competitiva duradoura num ambiente em mudança e de alta competitividade global (NONAKA, 1991, p. 96).
Criado inicialmente como um tipo de software, o Customer Relationship Management - CRM evoluiu para uma filosofia com foco no cliente que deve permear toda a organização. Os elementos fundamentais para o sucesso da implementação do CRM são: Pessoas, Processos e Tecnologia. Todas as pessoas, desde o porteiro ao presidente precisam "comprar" o e dar suporte ao CRM. Os processos de uma organização devem ser avaliados constantemente, mantendo o foco no CRM, geralmente pensado "da perspectiva de "como isso pode servir melhor ao cliente"? Assim, as empresas devem adotar especial atenção ao nível tecnológico que melhor se adeqüa à sua realidade com vistas a tratar processos, apresentar informações pertinentes aos colaboradores e ser de fácil utilização. Basta que um desses elementos não seja devidamente atendido para o CRM tornar-se ineficiente.
Segundo Albertão (2001), quando o assunto é fornecer instrumental adequado de gestão com base em sistema de informações para pequenos e médios empreendedores, pouca coisa ou quase nada encontramos para servir como orientação e apoio às decisões gerencias que tais