yoga
Princípios do Yoga (Yama e Nyama)
YAMA E NYAMA
YAMA (Princípios de harmonia com os outros)
1. AHIMSA – significa não ferir nenhum ser nem causar sofrimento, através de pensamento, palavra ou ação.
2. SATYA – consiste em usar a mente e as palavras com propósitos benevolentes. 3. ASTEYA – significa abster-se do desejo de tomar ou manter objetos alheios; asteya significa não roubar.
4. BRAHMACARYA – consiste em manter a mente absorta em Brahma, a todo instante. 5. APARIGRAHA – é abster-se de coisas supérfluas e desnecessárias à manutenção do corpo.
NIYAMA (Princípios de harmonia consigo mesmo)
1. SHAOCA – limpeza do corpo e da mente. Os métodos para a purificação mental são: benevolência para com todos os setes, caridade, dedicação ao bem-estar dos outros e seu próprio.
2. SANTOSA – significa manifestar contentamento com tudo o que for recebido, mesmo com aquilo que não é desejado. É importante manifestar alegria constante.
3. TAPAH – consiste em suportar as provações físicas para alcançar a meta.
As formas de fazer tapah são: upavasa (jejum), serviço ao Guru (Preceptor), serviço aos pais e yajina. Há quatro modalidades de yajina: pitr yajina (serviço aos ancestrais), nr yajina (serviço à humanidade), bhuta yajina (serviço aos seres inferiores) e adhatma yajina (serviço à Consciência Suprema). Para os estudantes, o estudo é a principal forma de tapah.
4. SVADHYAYA – significa estudar e compreender, apropriadamente as escrituras e os livros filosóficos.
5. IISHVARA PRANIDHANA – é ter firme fé em Iishvara (Controlador Cósmico), seja no prazer seja na dor, na prosperidade e na adversidade, e se ver, em quaisquer atividades da vida, como um instrumento e não como controlador do instrumento. 1
HISTÓRIA DO YOGA
Há 6.500 anos apareceu um grande espiritualista de nome Sada Shiva. Na antiguidade, na Índia, na época da vida de Shiva, os homens eram quase animais, quer dizer, os homens viviam controlados pelos instintos