Yoga
Toda definição que não seja essa somente servirá para uma espécie particular de Yoga. O Yoga preocupa-se com a "realização" efetiva e não com a especulação: por isso ele é a via, o método por excelência, que inclui a totalidade dos meios que devem ser empregados.
E na medida em que fazemos uma distinção entre diferentes métodos (mais adaptados a este ou aquele tipo psicológico), seremos levados a falar, num sentido secundário,dos diferentes Yogas: cada Yoga é uma das principais vias correspondentesàs aptidões básicas da natureza humana.
Cada indivíduo é livre para escolher a forma de Yoga que melhor se adaptar a seu caráter, suas aspirações e suas capacidades, ou pode, a seu gosto,recorrer a uma combinação particular destas diferentes formas. O Yoga ocupa-se do homem tal como ele se apresenta em seu modo de ser habitual: mutável, diverso, contraditório, incoerente, disperso, cego e lhe propõe um ajustamento progressivo visando culminar num perfeito domínio de seu veículo psicofísico. Tal ajustamento, integração, colocam-no na posse de si mesmo e lhe permite, segundo esta filosofia,conquistar um estado incomparavelmente superior à sua condição atual, com o qual não ousa sequer sonhar: o estado absolutamente incondicionado, livre de todas as limitações, que a tradição indiana denomina "liberação" (moksha) quando o compara às formas ilimitadas de existência, e "união" (Yoga), quando se refere ao princípio supremo O TERMO YOGA Yoga é uma palavra masculina, e na lndia, bem como