YOGA
A palavra Yoga vem da raiz sânscrita yuj, que significa atrelar, unir, juntar; portanto, uma boa tradução para a palavra Yoga é união. Para o praticante utiliza-se o termo yoguin (lê-se yôguin), ou yoguini quando se tratar da mulher.
Conceitualmente o praticante de Yoga - também conhecido como sadhaka aspira atingir três estados: I - a união consigo mesmo 2- com os demais seres e 3- com o absoluto Neste sentido esta filosofia milenar ultrapassa os anseios daqueles que desejam o Yoga somente para manter a forma ou acalmar os nervos e coloca o praticante diante de um universo de autoconhecimento que essas técnicas milenares propiciam, podendo levar o ser humano à sua plena realização.
O Yoga aponta ao mesmo tempo para dois pontos: o objetivo (a união) e o método (a unificação).
O TERMO YOGA
Yoga é uma palavra masculina, e na índia, bem como no sânscrito, pronunciasse o Yoga, com a letra "o" fechada.. ("Yôga"). É comum encontrar a palavra Yoga escrita com "I", ou referida no gênero feminino, pois já foi vemaculizada nos dicionários de língua portuguesa como Ioga. ORIGEM E MÉTODOS DE YOGA
A origem do Yoga, segundo lendas mitológicas, remonta à vinda dos deuses ao planeta Terra e aqui o deixaram para que o ser humano evoluísse e transcendesse a sua condição humana. Outras teorias propõem que o Yoga tenha pertencido a uma antiga cultura já extinta, semelhante à dos antigos lemurianos e atlantes. Existe ainda o conceito de "inconsciente coletivo", que foi bastante reforçado pelo psicólogo suíço Cad Gustav Jung, e que nos parece, de todos os conceitos sobre a origem do Yoga, o que melhor se compatibiliza com o fato de que o Yoga não pertence a um determinado momento do "tempo" ou "espaço".
Mitologicamente, o Yoga foi cantado nos Puranas (fábulas e lendas), que afirmam que certa vez o Deus Shiva (um dos aspectos da trindade hindu) ensinava sua esposa Parvati as posições: (asanas) do Yoga a beira de um lago e um peixe