Resenha
Direção: João Jardim
Roteiro: João Jardim
Produção: Flávio R. Tambellini, João Jardim
Fotografia: Gustavo Habda
Trilha Sonora: Dado Villa-Lobos
Duração: 88 min.
Ano: 2005
SÍNTESE:
O Filme se passa no âmbito escolar, com alunos do ensino fundamental e médio nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Nele o Diretor João Jardim, retrata a realidade de jovens brasileiros de diferentes classes sociais, porém com as dificuldades, pensamentos e anseios parecidos, e a relação que eles tem com a escola.
Uma das escolas retratada no documentário fica no Sertão de Pernambuco, onde os alunos encontram dificuldades de infraestrutura, locomoção e descaso público. Com todas estas dificuldades,alguns demonstram interesse e muita força de vontade pelos estudos mesmo encontrando barreirase sendo desacreditados. Como exemplo mostra uma aluna do ensino médio chamada Valéria que tem 16 anos e se destaca dentre os outros alunos, se dedica a leitura e a escrever poesias, e reclama que os professores que deveriam incentiva-la à acham incapaz de produzir versos como os que ela produz .
Outras historias como a de Valeria se repetem, em outras escolas, com outros jovens, de diferentes cidades, diferentes classes sociais, mostrando que apesar de tantas diferenças, são parecidos em seus anseios, suas duvidas, seus medos.
Aborda, temas polêmicos como a violência entre jovens, drogas, o descaso do poder publico com a educação, aprovação continuada nas escolas, o abandono afetivo, cultural e físico por parte das famílias, as diferenças sóciasentre jovens de uma escola da classe média e de escolas publicas.
Mostra também a realidade dos professores de um lado desmotivados, cansadosde tentarem resolver sozinhos problemas com infraestrutura, desinteresse, vandalismo e agressão. Outros despreparados, intelectualmente e psicologicamente, que se envolvem demais com os problemas dos alunos da comunidade da mesma forma que tem aqueles que simplesmente