yoga
Do que estamos falando?
Você já deve ter passado por uma avaliação médica quando foi admitido em seu trabalho.
Nesse momento, após ter sido examinado, o médico lhe entregou um documento que afirma: “apto para o trabalho”.
Pois é isso, a medicina do trabalho ou medicina ocupacional é uma especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto. www.r7saude.com.br O campo da saúde do trabalhador surge, no Brasil, durante os anos 70, com o compromisso de mudar o complexo quadro de saúde da população. Suas origens são marcadas por movimentos sociais que buscam provocar mudanças na legislação de saúde e segurança dos
trabalhadores. Neste contexto, configuraram-se as bases do significado do termo “saúde do trabalhador”, definido por Tambellini (1986), como “a área de conhecimento e aplicação técnica que dá conta do entendimento dos múltiplos fatores que afetam a saúde dos trabalhadores e seus familiares, independente das fontes de onde provenham, das conseqüências da ação desses fatores sobre tal população (doenças) e das variadas maneiras de atuar sobre estas condições".
Não se pode esquecer que a saúde enquanto patrimônio do trabalhador é condição essencial e fundamental para o convívio social, indissociável do trabalho, ferramenta primeira no desenvolvimento das relações de produção.
A saúde do trabalhador - constatada desde a antigüidade e acentuada a partir da
Revolução Industrial - nem sempre se constituiu em foco de atenção. No trabalho escravo ou no regime servil, inexistia a preocupação em preservar a saúde dos que eram submetidos ao trabalho.
Com o advento da Revolução Industrial, o trabalhador "livre" para vender sua força de trabalho tornou-se presa da máquina, de seus