VIVENCIADO A ARTE DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
VIVENCIADO A ARTE DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
José Batista Junior
TERESINA, 2013
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI-FAESPI
VIVENCIADO A ARTE DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de intervenção aplicado à disciplina estágio supervisionado na Educação Infantil ministrado pela Professora Yloma Fernanda Rocha.
TERESINA, 2013
“E a relação da criança como o mundo físico e social que promove seu desenvolvimento cognitivo”
Jean Piaget
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. JUSTIFICATIVA 6
3. OBJETIVOS 6
3.1. GERAL 6
3.2. ESPECÍFICO 6
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5. METODOLOGIA 9
6. RECURSOS 9
6.1. HUMANOS 9
6.2. MATERIAIS 9
6.3. AVALIAÇÃO 9
REFERENCIAS 10
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade analisar a ação pedagógica voltada para a importância da brincadeira na educação infantil. Destinaram-se alunos da educação infantil, mais precisamente ás crianças do martenalzinho 01 e 02 períodos do turno da manha. O estágio tem uma carga horaria de 80 horas de duração no CMEI Tia Tânia, localizada na Rua Cristal, no bairro Real Copagre, zona Norte da cidade de Teresina. Tem por expectativa desenvolver nas crianças dessa CMEI, habilidades e ações criativas, sociais e cognitivas por meio do brincar.
A escolha do CMEI Tia Tânia se deu pela através da proximidade das autoras com as escolas e sua acessibilidade para acolher os estagiários.
Com a realização do mesmo objetivamos alcançar através de uma prática docente voltada para crianças desenvolver as habilidades cognitivas e coletivas no espaço escolar.
A brincadeira se por um processo de socialização e coletividade que envolve escolhas, experiências, habilidade e aprendizagem. A sala de aula ainda se prende muito ao que diz respeito á educação tradicional. Leitura e escrita é o alvo principal