Física Exp. II- Força Magnética Sobre Condutores de Corrente
FORÇA MAGNÉTICA SOBRE CONDUTORES DE CORRENTE
R. L. Correia, T. M. Cavalcanti, T. M. Marcengo
Universidade Federal do Paraná
Centro Politécnico – Jd. das Américas – 81531-990 – Curitiba – PR - Brasil
E-mail: marshallm@ig.com.br
Resumo: A finalidade do experimento é estudar a força magnética sob ação de uma corrente quando esta percorre um condutor retilíneo imerso em um campo magnético. Levando-se em consideração a teoria de Lorentz que demonstra que a força magnética, a intensidade da corrente e o comprimento do condutor são diretamente proporcionais, comprova-se que com o acréscimo de qualquer um desses valores, a força magnética aumentará. Além disso, conclui-se também que o sentido da força magnética, da corrente e do campo magnético são dependentes e perpendiculares entre si.
Palavras-chave: força de Lorentz, campo magnético, interações magnéticas.
Introdução
“Um objetivo importante da física é estudar o modo como um campo elétrico produz uma força elétrica em um corpo eletricamente carregado. Um objetivo análogo é o estudo do modo como um campo magnético produz uma força magnética em um corpo eletricamente carregado” [1]. Para a determinação desta força magnética, utiliza-se a seguinte expressão, conhecida também como força de Lorentz [4]:
(1)
onde q é a carga da partícula, v é a sua velocidade instantânea e B é o campo magnético. “A carga móvel gera um campo magnético e o campo, por sua vez, exerce uma força sobre outra carga elétrica em movimento” [2].
Outro ponto de estudo seria com relação a um corpo com propriedades magnéticas especiais, como um imã permanente, objeto este capaz de produzir um campo magnético sendo desnecessário uma corrente passar através dele. Neste caso, ao posicionarmos um condutor entre os pólos do imã, este estará imerso em um campo magnético. A corrente