Texto de Ivan Illich
Segundo Illich, o fato da escolaridade ser obrigatória só agrava a situação. Aqueles que não conseguem se adaptar aos métodos obrigatórios de ensino dados pelo sistema, não aprendem nada de válido. Quando finalmente deixam a escola, os alunos não estão preparados para ingressar no mundo do trabalho. Caso os alunos decidam abandonar a escola antes de terminarem a escolaridade obrigatória, se deparam com problemas ainda mais graves, porque sem a escolaridade mínima (sem certificação escolar), é quase impossível conseguir um emprego de boa remuneração.
Acredito que o método de ensino continua muito precário, que os professores não estão preocupados em saber se o aluno aprendeu ou não o conteúdo e sim, preocupados em passar de forma mais simples e rápida. Muitas vezes o conteúdo nem é passado de forma correta e sem saber, o aluno acaba aprendendo errado. Geralmente o professor se preocupa em ensinar, sem aprofundar, os conteúdos próprios para passar no vestibular, que é o que rotula se o aluno aprendeu ou não o tal dado na escola. Assim, se o educando não ingressar em uma faculdade ou especialização técnica, ele acaba sendo prejudicado, refletindo no mercado de trabalho, que provavelmente não vai ser tão bom por causa da sua falta de formação superior.
Com isso, acredito fielmente que nossa educação é falha e que não nos prepara para o mercado de trabalho. Para isso melhorar, teria que