Fichamento texto 009
Keriene Regine
Fichamento texto 009
Autora: Maria Lúcia Arruda
Páginas: 197 a 200 Cápitulo21: Descolarização da Sociedade
- Segundo os teóricos críticos-reprodutivistas, a escola reproduz as formas de dominação, seja ela escola nova ou escola tradicional. (pág.197)
- De acordo com Ivan Illich, que na década de setenta propôs a descolarização da escola, que ela fosse destituída. (pág.197)
- Para ele as instituições privava o ser humano das ações humanas, tirando a capacidade do individuo de decidir por ele mesmo. (pág.197)
- Ele via a escola como uma instituição que escravizava além da escola, também a família. (pág.197)
- As crianças em sua visão, não aprendiam na escola e que a maior parte de seu aprendizado era feito fora dela. (pág.198)
- A cumplicidade entre escola e estado para ele é nítida a partir do momento em que a maioria não tem acesso à escola e se acha inferior à elite. (pág.198)
- Esta destituição de escola visava em sua opinião procurar o verdadeiro ideal do progresso e do consumo sem controle. (pág.198)
- Queria que a mente industrializada fossem diferentes nos países que ainda estão em fase de desenvolvimento. (pág. 198)
- Reconheciam que a vida em sociedade seria impossível sem instituições, tanto manipulativa quanto as conviviais. (pág. 198)
- As manipulativas que não mais estariam servindo o homem e sim transformando para a industrialização. (pág. 198)
- As conviviais, seriam uma interação familiar, criando redes e trariam troca de experiências. (pág. 198)
- Oferece ainda quatro tipos de serviços para que o estudante tenha acesso ao recurso de ensino: serviço de consulta a educadores em geral. (pág.199)
- A multiplicação de contatos, vista por ele é interessante pensando em uma sociedade globalmente educada por este meio. (pág.199)
- Em seu projeto á uma falta de explicação, colocando-se como idealista e sem perspectiva política. (pág.199)
- O saber especializado alivia o esforço do homem e a ciência técnica quando bem