Constitucionalismo Social
“Aquele que na relação do individuo com o Estado, e vice-versa, prepondera sempre o interesse da propriedade e do bem público.”
Aconteceu após o constitucionalismo liberal. Começou com a segunda guerra mundial. Constitucionalismo Liberal – revolução industrial. Com o grande aumento de fabricas, após a segunda guerra mundial, as pessoas sendo substituídas por maquinas, começa a ter desigualdade onde as pessoas mais fortes reprimem as pessoas mais fracas. à as pessoas passaram a procurar o Estado e ele começou a intervir nas decisões. * Nessa época a economia estava em alta * O estado liberal implantou o voto e o sufrágio universal à O estado social universalizou, independente do sexo, cor e classe social. O inicio do constitucionalismo social se deu como um movimento ideológico com a constituição alemã 1919, constituição americana 1917 e com carta politica do México também em 1917.
Após a segunda guerra mundial implantou-se oficialmente o estado social e o constitucionalismo social. O Constitucionalismo social fez com que o Estado passasse a atuar na vida da população – distribuindo rendas e melhoria de vida para todos, fez com que o Estado assumisse uma função social, ou seja, passou de liberdade para igualdade. Implantou os direitos fundamentais de segunda geração Direitos de segunda geral – econômicos, sociais e culturais – a população passa a exigir do estado. (saúde, educação, proteção e bem estar)
Características do Constitucionalismo Social – igualdade e não mais liberdade, o estado não pode interferir ativamente, mais trás um bem social a todos. Constituição brasileira – art 6º – acarreta diversas garantias da sociedade, garantindo a igualdade, liberdade individual e direitos básicos e fundamentais.
Direito Internacional –
Existiu após a segunda guerra mundial, após o regime de Hitler e Stálin, com muitos países massacrados, esse fato fez com que a paz internacional ficasse desequilibrada, então a comunidade