Vitaminas Bioquimica
Para serem absorvidas, elas precisam se associar aos lipídeos da dieta. Então, automaticamente elas vão ser metabolizadas com o auxilio dos lipídeos. As vitaminas A e E se associam a forma de lipoproteínas que é o quilomícron. Já as demais precisam também ser absorvidas, não necessariamente devem ser transportadas por uma lipoproteína, mas elas precisam de um aporte lipídico para serem transportadas.
Vitaminas lipossolúveis: A, D, E, K
Para que tenhamos absorção dos lipídeos da dieta, é necessário a produção de sais biliares. Quais são as moléculas bioquímicas responsáveis pela formação dos sais biliares?
-Colesterol
-Aminoácidos: glicina, serina
Principais sais derivados desses componentes: ácido cólico e taurocólico. Eles vão agir sobre a gordura e vão formar a nossa primeira lipoproteína, que é a quilomicra. Quem pega “carona” na quilomicra? As vitaminas A e E.
Como fazemos a descrição bioquímica de uma lipoproteína? Ela tem lipídeo + proteína. Ela tem uma parte chamada de apoproteína (que vai se diferenciar em apoA, apoB, apoC..) e a parte lipídica que vai variar. Pode ser colesterol, ester de colesterol, TAG, e junto com essa estrutura lipídica teremos as vitaminas A e E. Quando esses quilomícrons estiverem abastecidos de vitamina A e E, isso vai ajuda-los a ser disseminados pela circulação, principalmente a circulação linfática (mas a sanguínea também é muito importante) e vão chegar aos tecidos-alvo. Teremos locais onde essas vitaminas serão metabolizadas, elas virão a ser fundamentais para formar alguns produtos e elas também podem ser apenas armazenadas.
Nós temos no fígado determinados tipos celulares: hepatócitos, células de kupffer, células killer e célula estrelada, que é extremamente importante por armazenar vitamina A e quando for necessário essa vitamina será metabolizada.
Os