Bioquimica, vitaminas sais minerais
VITAMINAS, SAIS MINERAIS E RADICAIS LIVRES
CAMPO GRANDE
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO............................................................................05
2.1 Vitaminas..........................................................................................05
2.2 Sais Minerais....................................................................................15
2.3 Radicais Livres.................................................................................20
3. CONCLUSÃO.........................................................................................24
4. REFERÊNCIAS BIBLIORÁFICAS..........................................................
DESENVOLVIMENTO
VITAMINAS
Vitaminas Lipossolúveis
Vitamina A
Apresenta como formas ativas o retinol (álcool), o retinal (aldeído) e ácido retinóico, sendo que estes são sintetizados por plantas, como os carotenoides. A forma alcoólica é a principal forma química existente no reino animal, podendo reduzir-se a retinol ou oxidada a ácido retinoico. O papel do carotenoide exercido no organismo humano é de antioxidante. Logo:
Ingerimos carotenoides retinol (forma ativa da vitamina A) retinol fosfato (é utilizado como doador glicosil, realizando síntese de algumas glicoproteínas e glicosaminoglicanos).
O ácido retinoico, uma das formas ativas da vitamina, se liga aos seus receptores e depois com o DNA, e articula a produção de proteínas relacionadas na regulação do crescimento e diferenciação celular.
A vitamina A na forma Δ11-cis-retinal se associa com proteínas visuais. Assim, a luz na retina produz diversas modificações bioquímicas que promovem a geração de um impulso nervoso, ocorrendo mudanças da forma cis para a trans e a dissociação com a proteína