Vitamina b6
A vitamina B6, ou piridoxina, é uma vitamina hidrossolúvel, essencial para o funcionamento do nosso organismo. Estando envolvida em mais de 100 reações enzimáticas, esta vitamina influencia a forma como os nossos genes são "lidos”, permite a síntese de glutationa – o principal antioxidante e desintoxicante do organismo,- e permite a síntese de GABA – o neurotransmissor que nos acalma. É uma vitamina que pode ser encontrada em diferentes formas, nomeadamente sob a forma de piridoxina, de piridoxamina e piridoxal, ou ainda na suas formas ativas de piridoxamina -5 – fosfato, de piridoxina-5-fosfato e ainda na forma de piridoxal – 5 – fosfato, que é a forma biologicamente mais ativa.
Função:
A principal função da vitamina B6 (piridoxina) no organismo é auxiliar no metabolismo das proteínas e gorduras, além de ajudar na formação da hemoglobina. Essa é uma vitamina que promove o bom funcionamento do sistema nervoso e uma pele saudável. A piridoxina é uma vitamina que ajuda na degradação da homocisteína, uma substância que, em excesso na circulação sanguínea, pode causar doenças cardiovasculares. Os médicos recomendam tomar 2mg de vitamina B6 por dia. A vitamina B6, devido ao seu papel no ciclo da metilação, influencia também a expressão genética, e a nossa capacidade de desintoxicação.
Para que serve:
O papel da vitamina B6 é um tanto complexo. Ela atua na formação de neurotransmissores, na metabolização de proteínas em aminoácidos a serem utilizados pelo corpo para formar novos tecidos, inclusive músculos, e no apoio ao sistema imunológico. Ela também participa da regulagem de líquidos e do equilíbrio hormonal, da reserva de energia, do funcionamento nervoso e do metabolismo da proteína. Avitamina B6 pode melhorar o funcionamento mental porque auxilia na formação de neurotransmissores que controlam nosso humor, energia e capacidade de concentração. A vitamina B6 atua na regulagem do equilíbrio dos líquidos e entre sódio e potássio em nosso corpo