Vitamina B6
Os principais benefícios da vitamina B6 (piridoxina) são: Prevenção de doenças cardíacas; Diminuição da pressão sanguínea; Diminuição do colesterol; Auxilio no metabolismo de proteínas e gorduras; Formação da hemoglobina; Redução da retenção de líquidos; Prevenção de reumatismo;
A vitamina B6, também chamada de piridoxina, é uma substancia importante para o equilíbrio metabólico, para o sistema nervoso e a pele.
Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como: peixes, legumes, batata, cereais, banana e fígado.
Os principais sintomas da falta de vitamina b6 (piridoxina) no organismo são: Vômitos Fraqueza Depressão Dores de cabeça Irritabilidade Inflamação da língua Cãibras Retardo Mental grave Convulsões Confusão Mental Sensação de formigamentos nas mãos e pés
A deficiência de vitamina B6 pode ser causada pela má absorção no trato intestinal, o uso excessivo de drogas como a penicilamina, ou a distúrbios genéticos que impedem o metabolismo dessa vitamina.
Essa deficiência é tratada com a ingestão de altas doses de vitamina b6 diariamente (10 a 20 vezes mais do que a dose normal) até que os sintomas desapareçam.
O excesso de vitamina B6 (piridoxina) (500 a 3000 vezes a quantidade diária recomendada), pode trazer grandes prejuízos para a saúde do indivíduo, provocando lesões nos nervos e destruição de parte da medula espinhal.
Doses elevadas são recomendadas para o tratamento de TPM e para a síndrome do canal cárpico, porém muitas vezes a dose não é bem administrada pelo paciente, resultando na intoxicação neurológica.
As lesões nos nervos e na medula espinham, produz dificuldades no andar do paciente. O tratamento desses sintomas é feito através da interrupção dos suplementos de vitamina b6, porém é uma recuperação lenta e pode deixar sequelas permanentes
Saber onde encontrar vitamina B6 (piridoxina) é importante para proteger o organismo de diversas