Lei da Gravitação Universal
Para entender o movimento planetário, Newton estudou os planetas e apresentou uma explicação dizendo que a movimentação era baseada na atração dos corpos (no caso, dos planetas).
Segundo Newton:
O Sol atrai os planetas
A Terra atrai a Lua
A Terra atrai todos os corpos que estão perto dela.
E para resumir esses conceitos, Newton os chamou de força gravitacional. Ou seja, existe uma força que atrai todos os corpos, estejam eles no espaço ou na Terra.
Tais forças são grandezas vetoriais, porque possuem módulo, direção e sentido.
A representação matemática da Lei da Gravitação Universal:
F = G. m1 . m2 d²F = intensidade da força gravitacional
G = constante gravitação universal m1 e m2 = massa dos corpos analisados d = distância
Devemos lembrar que em sua 3ª Lei, Newton fala sobre ação e reação. Baseados nessa questão, vemos que a atração entre os corpos deve ser mútua, ou seja, a Terra atrai a Lua, mas, a Lua também atrai a Terra, com a mesma intensidade, porém, em sentido contrário.
Ou seja:
A gravitação universal é uma força fundamental de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massas, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos. A gravitação mantém o universo unido. Por exemplo, ela mantém juntos os gases quentes no sol e faz os planetas permanecerem em suas órbitas. A gravidade da Lua causa as marés oceânicas na terra. Por causa da gravitação, os objetos sobre a terra são atraídos em seu sentido. A atração física que um planeta exerce sobre os objetos próximos é denominada força da gravidade.