Lei da gravitação universal
Ao tratar do conceito de força, define-se, como a primeira aproximação, o peso de um corpo como sendo a força de atração com que a terra atrai o corpo. Esta foi nossa primeira idéia a respeito de um tipo de força, as forças gravitacionais.
Considerar o peso como uma força exercida pela terra é o contrario da opinião freqüente de que o peso é uma propriedade do corpo, isto é, uma característica inerente ao corpo. Durante muito tempo cientistas e filósofos pesavam que o peso era uma manifestação de uma tendência natural dos corpos de moverem-se para baixo.
De acordo com a nova concepção, ao contrário, o peso não é uma propriedade dos corpos, mas o resultado da ação da terra sobre o corpo. Vários físicos do passado estiveram perto de estabelecer a lei da gravitação universal, entre eles Kepler, mas foi Newton quem a formulou com muita simplicidade, elegância e genialidade.A conclusão a que Newton chegou foi a seguinte:
“ Todo corpo atrai outro corpo. Esta força de atração é proporcional ao produto de suas respectivas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distancia que os separa.”
De acordo com essa Lei:
I)Todos os corpos que existem se atraem mutuamente.
II)A força com que se atraem dois corpos quaisquer depende de três fatores: a massa de um deles, a massa do outro e a distancia que os separa.
A Lei da Gravitação Universal é expressa por:
F=G.M1.M2D2
Em que:
F Representa a força com que os corpos se atraem.
M1 È a massa de um dos corpos.
M2 È a massa do outro corpo.
D È a distancia entre os corpos.
G È a constante.
Na equação aparece uma constante que foi designada pela letra G, conhecida como constante de Gravitação Universal.
No S.I,