Vitaminas b5 e b6
A deficiência dessa vitamina provoca sintomas como insônia, cãibras nas pernas, sensação de ardência nos pés, doenças neurológicas, baixa produção de anticorpos e fadiga. A vitamina B5 está presente em grande parte nos alimentos, por isso é raro ocorrer problemas relacionados a sua deficiência, que geralmente aparecem em casos de desnutrição grave.
O tratamento dos sintomas é feito com o aumento da ingestão dos alimentos ricos em vitaminas B5 ou com suplementos vitamínicos.
A vitamina B5 é hidrossolúvel o que facilita a sua excreção pelas vias urinárias, não sendo diagnosticado nenhum problema relacionado ao excesso dessa vitamina.
Os benefícios da vitamina B5 são principalmente ajudar o organismo a transformar os carboidratos e gorduras em energia porque esta vitamina ajuda na formação de uma molécula que transforma a gordura e açúcar da comida em uma forma que as células podem usar.
Outros benefícios da vitamina B5 são:
Auxiliar na formação de células que defendem o organismo;
Combater as infeções;
Diminuir o stress físico e mental.
Fontes Alimentares de vitamina B5:
Abacate
Batata doce
Carne Bovina
Carne de Frango
Fígado
Legumes
Leite e derivados
Lentilha
Gema de ovo
VITAMINA B6
A principal função da vitamina B6 (piridoxina) no organismo é auxiliar no metabolismo das proteínas e gorduras, além de ajudar na formação da hemoglobina. Essa é uma vitamina que promove o bom funcionamento do sistema nervoso e uma pele saudável.
A piridoxina é uma vitamina que ajuda na degradação da homocisteína, uma substância que, em excesso na circulação sanguínea, pode causar doenças cardiovasculares.
Os médicos recomendam tomar 2mg de vitamina B6 por dia, que pode ser ingerida em uma refeição a base de peixes, por exemplo.
Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como a carne vermelha, peixe,