Vitamina B6
A PRINCIPAL FUNÇÃO DA VITAMINA B6 (PIRIDOXINA) NO ORGANISMO É AUXILIAR NO METABOLISMO DAS PROTEÍNAS E GORDURAS, ALÉM DE AJUDAR NA FORMAÇÃO DA HEMOGLOBINA. ESSA É UMA VITAMINA QUE PROMOVE O BOM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO E UMA PELE SAUDÁVEL.
A PIRIDOXINA É UMA VITAMINA QUE AJUDA NA DEGRADAÇÃO DA HOMOCISTEÍNA, UMA SUBSTÂNCIA QUE, EM EXCESSO NA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, PODE CAUSAR DOENÇAS CARDIOVASCULARES.
OS MÉDICOS RECOMENDAM TOMAR 2MG DE VITAMINA B6 POR DIA, QUE PODE SER INGERIDA EM UMA REFEIÇÃO A BASE DE PEIXES, POR EXEMPLO.
ESSA VITAMINA PODE SER ENCONTRADA EM ALIMENTOS COMO A CARNE VERMELHA, PEIXE, LEVEDURA E LEGUMINOSAS. A DEFICIÊNCIA DA VITAMINA B6 NO ORGANISMO PODE PROVOCAR VÔMITOS, FRAQUEZA, DEPRESSÃO, DORES DE CABEÇA E IRRITABILIDADE.
BENEFÍCIOS:
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA VITAMINA B6 (PIRIDOXINA) SÃO: PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS; DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO SANGUÍNEA; DIMINUIÇÃO DO COLESTEROL; AUXILIO NO METABOLISMO DE PROTEÍNAS E GORDURAS; FORMAÇÃO DA HEMOGLOBINA; REDUÇÃO DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS; PREVENÇÃO DE REUMATISMO;
EXCESSO:
O EXCESSO DE VITAMINA B6 (PIRIDOXINA) (500 A 3000 VEZES A QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA) PODE TRAZER GRANDES PREJUÍZOS PARA A SAÚDE DO INDIVÍDUO, PROVOCANDO LESÕES NOS NERVOS E DESTRUIÇÃO DE PARTE DA MEDULA ESPINHAL.
DOSES ELEVADAS SÃO RECOMENDADAS PARA O TRATAMENTO DE TPM E PARA A SÍNDROME DO CANAL CÁRPICO, PORÉM MUITAS VEZES A DOSE NÃO É BEM ADMINISTRADA PELO PACIENTE, RESULTANDO NA INTOXICAÇÃO NEUROLÓGICA.
AS LESÕES NOS NERVOS E NA MEDULA ESPINHAM, PRODUZ DIFICULDADES NO ANDAR DO PACIENTE. O TRATAMENTO DESSES SINTOMAS É FEITO ATRAVÉS DA INTERRUPÇÃO DOS SUPLEMENTOS DE VITAMINA B6, PORÉM É UMA RECUPERAÇÃO LENTA E PODE DEIXAR SEQUELAS PERMANENTES.
FALTA DE VITAMINA:
OS SINTOMAS DA FALTA DE VITAMINA B6 (PIRIDOXINA) NO ORGANISMO SÃO PRINCIPALMENTE:
ALTERAÇÕES DE HUMOR, ANSIEDADE, DEPRESSÃO, IRRITABILIDADE, INFLAMAÇÃO DA LÍNGUA, RETARDO MENTAL, CONFUSÃO