Vida liquida
Estadual de Londrina
cesa – centro de estudos sociais aplicados curso de administração
vida líquida
LONDRINA / PR 2012
Introdução (Mariana)
“A Vida Líquida é uma forma de vida que tende a ser levada à frente numa sociedade líquido-moderna.” Líquido-moderna nada mais é do que uma sociedade em que as pessoas estão em constante mudança, seja nos hábitos, costumes ou forma de agir. Nada se mantém por muito tempo, ou seja, tudo está em evolução.
Esse tipo de vida possui uma eterna incerteza sobre os fatos que irão acontecer. As pessoas ficam preocupadas com a voracidade das mudanças e isso as faz ter medo de perder esse ritmo frenético que as coisas possuem. Os valores contidos nesse modo de viver buscam como prioridade livrar-se das coisas deixando de lado aquela preocupação em adquiri-las de fato. No livro o autor deixa clara a ideia de que é preciso acelerar o “alcançar”, caso se deseje provar das delícias do “largar”. A ênfase de tudo é voltada para o fato de esquecer, apagar e substituir aquilo que de alguma forma já aconteceu. A verdadeira glória de estar inserido nesse tipo de sociedade é saber agir com rapidez e eficiência para remover aquilo que se torna lixo. Modernização define exatamente tudo isso que a vida líquida propõe: um estilo de vida capaz de destruir outros modos e que apenas garante uma temporária “certeza” de não ser excluído totalmente. No topo da pirâmide estão apenas aqueles que vivem como nômades, onde não há ideias e coisas fixas, aqueles que estão em constante movimento.
Essa população de valores voláteis não priorizam as relações pessoais, deixam frouxos aqueles laços que antigamente eram considerados totalmente fortes. “Sentem o aperto da exaustão e não conseguem mais manter o emprego, os parentes, a casa e a vida”. Já aqueles que não se sentem a vontade com esse modo de viver ou simplesmente não podem desfrutar dessa vida, possuem poucas chances perante aos