resenha sobre vida liquida
RESENHA DO TEXTO IDENTIDADE
Salvador
2014
FACULDADE SÃO SALVADOR
Alecsandro Alcantara Marinho
Resenha do texto Identidade
Trabalho solicitado pela disciplina Metodologia do curso de Direito do 1º semestre como pré requisito para obtenção de créditos.
Prof. Miquele
Salvador
2014
LUANGA, José. Identidade. In: Cadernos negros: contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombo hoje, 2009. p 83 - 86.
O texto Identidade aborda, de forma lúdica, um problema que vem ocorrendo atualmente e que inclusive já foi objeto de lei, a exclusão da história africana na educação básica. O autor passa esta ideia através do personagem Lufe, um menino de oito anos, que não consegue encontrar um heroi para representá-lo, pois não conhece a história do seu povo.
Na história, Lufe e seus amigos, Stephany e Zion, decidem brincar de heróis, onde cada criança escolhe uma pessoa que considera seu herói e ataca os outros dois com bolinhas de papel com muita imaginação. A chave do texto, é que os dois amigos de Lufe tem seus heróis definidos. O heroi que Stephany escolhe é El Cid um cavalheiro que protege o povo com sua espada. Enquanto Zion escolhe Alexandre o Grande o rei da Macedônia e líder do exército que conquistou vários impérios.
Quando chega a vez de Lufe, ele se sente angustiado por não conseguir pensar em um herói e desiste da brincadeira. O autor não esclarece que Lufe é negro, mas o fato fica subentendido quando o mesmo chega em casa e conta para sua bisavó que não conseguiu pensar em um herói. Esta, sensivelmente percebe que isto ocorre por falta de uma referência conhecida, já que ninguém fala dos heróis negros.
Diante disto, Maridalva, a bisavó de Lufe, resolve contar-lhe algumas histórias africanas, sobre seus antepassados, o povo Zulu, que eram guerreiros muito