Inorganica 1
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE QUÍMICA - LICENCIATURA
DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I
PROF. Dr. José Daniel Ribeiro de Campos
Aula 04
Preparação do Óxido Cuproso (Cu2O)
Introdução
O Óxido de Cobre I ou Óxido Cuproso (Cu²O) é um Óxido do elemento químico Cobre. É insolúvel em água e solventes orgânicos, mas se dissolve em soluções amoniacais concentradas (e até mesmo em soluções diluídas experimente) formando o complexo [Cu(NH³)²]+,que facilmente se oxida quando exposto ao ar ao composto azulado [Cu(NH³)4(H²O)²]²+. Se dissolve em Ácido Clorídrico dando CuCl. Solúvel em Ácido Sulfúrico e Ácido Nítrico, produzindo Sulfato de Cobre (II) e Nitrato de Cobre (II), respectivamente. Por esta capacidade de reagir com ácidos, pode ser um prático precursor de outros compostos de Cobre no laboratório. (ATKINS, 2006).
O Óxido Cuproso foi utilizado como biocida em tintas anti-incrustantes a partir da metade do século XIX. No entanto, as tintas à base de Cobre se tornavam ineficientes em menos de um ano. Por isso, esta aplicação para o Cu²O foi abandonada tão logo a produção de tintas com biocidas organoestônicos se tornou viável,por volta de 1961. (ATKINS, 2006).
Objetivo
Preparar o sal cloreto de cobre 1 e o óxido cuproso. Escrever as equações das reações envolvidas nas sínteses. Determinar o rendimento teórico.
Materiais
Balança analítica
Bastão de vidro
Bico de Bunsen
Béquer 50 mL
Béquer 100 mL
Béquer 150 mL
Funil de Decantação
Funil de vidro
Kit para Filtração a vácuo
Papel de filtro
Tela de amianto
Tripé
Reagentes
Sulfito de Sódio Anidro
Cloreto de Sódio
Bórax
Solução de Sulfato de Cobre 0,4 M
Procedimento Experimental
Solução A: Em um béquer de 250 mL, preparamos uma solução contendo 3 g de sulfito sódio e 2,5 g de cloreto de sódio em 20 mL de água. Colocamos esta solução em uma chapa elétrica e deixamos entrar em