trabalho inorganica 1
1. Equacione a reação de obtenção do sulfato de cobre (II) pentaidratado.
A reação química entre H2SO4 + CuO + H2O tem como objetivo obter o sulfato de cobre pentahidratado CuSO4 . 5H2O, que é um sal simples, cristalino, de cor azul, que forma cristais com forma de prismas oblíquos, pouco solúveis em etanol.
É levemente florescente (libera água podendo passar o sal à fase anidro exposto ao ar): a cerca de 30 ºC perde duas moléculas de água, a 110ºC outras duas e a 250ºC perde a última, transformando-se num sal anidro branco.
Segue abaixo reação equacionada:
H2SO4 (aq) + CuO(aq) + 4H2O(l) CuSO4 . 5H2O(s)
2. Considere a existência do sulfato de cobre (I) pentahidratado nas CNTP e usando a teoria dos sólidos iônicos, responda:
a) A densidade do sulfato de cobre (I) pentahidratado deve ser maior, menor ou igual a do Sulfato de cobre (II) pentahidratado? Explique;
Comparação:
Cu+1 = perdeu 1 elétron - possui mais elétrons do que o Cu+2 – maior repulsão da eletrosfera do que no Cu+2 – maior raio iônico do que o Cu+2 – raio iônico = 1,28 – número de coordenação = 12 – geometria = cubo octaedro – maior estrutura dos retículos cristalinos – com menos lacunas.
Cu+2 = perdeu 2 elétrons – possui menos elétrons do que o Cu+1 – menor repulsão da eletrosfera do que no Cu+1 – menor raio iônico do que o Cu+1 – raio iônico = 0,73 – número de coordenação = 08 – geometria = cubo de corpo centrado – menor estrutura dos retículos cristalinos, com mais lacunas.
Considerando a teoria dos sólidos iônicos conforme comparação acima, pode-se dizer que o sulfato de cobre (I) pentahidratado apresenta densidade menor do que o sulfato de cobre (II) pentahidratado, por ter menos elétrons, a repulsão da eletrosfera é maior e consequentemente tendo raio iônico maior, o que faz com que apresente menos lacunas na estrutura dos retículos cristalinos.
b) Qual dos sais deve ter maior tendência de apresentar defeito de Frenkel na estrutura cristalina? Explique.
O sal que