Experimento 1 química inorgânica
Departamento de Engenharia Química e Estatística
Laboratório de Engenharia Química I
Química Inorgânica - Prática 1 SÍNTESE DO NITRATO DE TETRAAMINOCARBONATOCOBALTO (III)
Felipe Martins Ferreira Lima – 114550005
Amanda Coelho Duarte - 114550057
Yasmin Lara Santos - 114550051
Michelle Layra Cunha Rezende – 114550058
Ouro Branco, Janeiro de 2013
Sumário
Sumário 2 3.1- Materiais 2 3.2- Métodos 3
1. INTRODUÇÃO
Os cátions dos metais de transição possuem uma tendência para formar complexos com outros íons ou moléculas, envolvendo ligações covalentes entre os íons ou moléculas que fazem a coordenação. Geralmente os complexos são coloridos, e muito mais estáveis do que os seus sais, podendo ser isolados [1].
Um composto de coordenação consiste, sobretudo, em um átomo central, rodeado por certo número de outros átomos, íons ou moléculas, que têm a propriedade de doar elétrons ao átomo central, e são chamados de ligantes. O número de ligantes é denominado número de coordenação e pode ser determinado observando-se a fórmula de um composto de coordenação, caso o ligante não tenha mais do que um ponto de ligação [1].
Em um complexo, o íon metálico atua como ácido de Lewis (receptores de pares eletrônicos) e os ligantes como bases de Lewis (doadores de pares eletrônicos) [2].
Os ácidos de Lewis podem ser metais de transição e, neste caso, os compostos de coodenação também são chamados de complexos metálicos.
Um exemplo de um complexo é o [Co(NH3)6]3+ no qual o íon Co3+ está rodeado por seis ligantes NH3.
Os compostos de cobalto (III) são de grande importância, pois seus complexos "trocam" de ligantes muito lentamente se comparados com os complexos de muitos outros íons de metais de transição. A formação de complexos ocorre através de reações de substituição de água por outros ligantes, que podem ser moléculas neutras ou íons (então presentes na solução) e, em seguida, o Co2+ é oxidado pelo