Trabalho Inorgânica 1
Universidade Federal de Alfenas . Unifal-MG
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714 – Alfenas/MG – CEP 37130-000
Fone: (35) 3299-1000 . Fax: (35) 3299-1063
Grupo 16 - Calcogênios
Discentes:
Amanda Alvarenga de Souza
Lívia Cecília dos Passos Araújo
Patrícia Aparecida
Tamires Fugi
Docente:
Fábio Pisseti
Disciplina
Química Inorgânica I
Alfenas, 15 de outubro de 2012.
Os quatro primeiros elementos desse grupo são não-metais. São conhecidos como “calcogênios”, ou elementos formadores de minérios, pois inúmeros minérios são óxidos ou sulfetos de metais.
Diversos produtos químicos contendo os elementos desse grupo têm importância econômica. O H2SO4 é o produto mais importante da indústria química. Os elementos apresentam a tendência normal de aumento no caráter metálico, ao se descer pelo grupo. Isso se reflete nas suas reações, nas estruturas dos elementos e na crescente tendência de formar íons M+2, com concomitante decréscimo de estabilidade dos íons M-2. O oxigênio e o enxofre são totalmente não metálicos. O caráter não metálico é menor no Se e no Te.
O Po é caracteristicamente metálico, além de ser um elemento radioativo.
O oxigênio é um elemento muito importante na química inorgânica, visto que reage com quase todos os demais elementos.
S, Se, Te são moderadamente reativos e queimam ao ar formando dióxidos. Eles se combinam com a maioria dos elementos, tanto metais como ametais, embora com menor facilidade que o oxigênio. Não sendo atacados por ácidos (como se poderia esperar no caso de elementos não metálicos), exceto por aqueles que são também agentes oxidantes. O Po tem propriedades metálicas, pois se dissolve em H2SO4, HF, HCl e HNO3. E Po é fortemente radioativo.
O oxigênio apresenta diversas diferenças em relação aos demais elementos do grupo. Essas diferenças estão relacionadas ao seu menor tamanho, sua maior eletronegatividade, e a falta de orbitais d adequados para
formarem