MEDICAMENTOS EFERVECENTES
ENSINO FUND. MÉDIO E TÉCNICO
CURSO: TÉCNICO EM FARMÁCIA
ANA MARIA DA SILVA ROSSI
TRABALHO DE QUÍMICA
FUNÇÕES INORGÂNICAS
MARINGÁ
2014
1 INTRODUÇÃO Função química é o conjunto de substâncias químicas que apresentam propriedades químicas semelhantes, denominadas propriedades funcionais. As principais funções inorgânicas são: ácidos, bases, sais e óxidos. Assim, em uma reação química, todos os ácidos, por exemplo, têm comportamento semelhante porque apresentam uma característica comum em sua estrutura. Antigamente acreditava-se que as substâncias orgânicas eram aquelas que se originavam de organismos vivos (vegetal e animal); e as inorgânicas seriam as de origem mineral.
No entanto, verificou-se que isso não era correto, pois grande parte das substâncias orgânicas pode sim ser sintetizada em laboratório. Então, hoje em dia, esses grupos são conceituados da seguinte forma:
1. Substâncias orgânicas: correspondem aqueles compostos que derivam do elemento carbono;
2. Substâncias inorgânicas: são formadas por todos os demais elementos químicos. A Teoria da Dissociação Iônica proposta pelo sueco Svante Arrhenius, pois ela é a base da classificação das funções inorgânicas principais. Em 1884, Arrhenius realizou vários experimentos para explicar a condutividade de algumas soluções. Ele descobriu que a condutividade elétrica das soluções dependia da existência de íons, que eram os responsáveis por transportar a carga. Arrhenius chegou, então, à conclusão de que as soluções iônicas transportavam corrente elétrica porque os seus íons, que antes estavam em um aglomerado iônico, eram separados quando colocados em água. A esse fenômeno ele deu o nome de dissociação iônica. Ele percebeu também que quando se colocavam algumas substâncias moleculares na água, ocorria o fenômeno da ionização, quando a água atua como reagente e forma íons positivos (cátions) e negativos (ânions). Baseado