Atmosfera e seus beneficios para o ser humano
A liquefação fracionada é processo de separação de misturas, onde separa gases de uma mistura homogênea. Este processo funciona da seguinte maneira: primeiramente resfriam-se estes gases até eles atingirem seu estado líquido, logo em seguida eles passam por um processo chamado destilação fracionada onde eles voltam a ser gases de acordo com os seus respectivos P.E., assim consiguindo fazer a separação.
Este processo é utilizado para separar os componentes do ar atmosférico N2 e O2. Assim após a liquefação do ar, a mistura líquida é submetida a destilação fracionada, e o primeiro componente que temos é o N2 pelo fato do seu P.E. ser menor do que o O2.
O N2 é usado como materia prima para adubos e indústria química e o O2 como materia prima para a indústria, gás de uso hospitalar.
Fatores que influenciam a rapidez da reação
Os fatores que influenciam na velocidade de uma reação são: a temperatura, a superfície de contato, a concentração de reagentes,presença de catalisador e a pressão.
A cinética química é uma ciência que estuda a velocidade das reacções químicas e os fatores que a influenciam. A velocidade da reacção recebe geralmente o nome de taxa de reacção. A taxa de reacção está relacionada com as concentrações dos reagentes, o estado particular dos reagentes (estado físico, estado nascente dos gases, estado cristalino ou amorfo dos sólidos, do fato dos reagentes estarem ou não em solução e neste caso a natureza do solvente irá influir na velocidade da reação), a temperatura, a eletricidade, a luz, a pressão, a presença de catalisadores e dos produtos de reação.
Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum produto novo.
Temperatura
Quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da reação, para reações