Engenheiro
DEPARTAMENTO DE ENSINO, PESQUISA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DIRETORIA DE ENSINO
CENTRO DE ESTUDOS DE POLÍTICA, ESTRATÉGIA E DOUTRINA
CURSO DE ALTOS ESTUDOS PARA OFICIAIS
André Maulaz Lacerda MAJ. QOBM/Comb.
trabalho de gestão de pessoas, políticas e estratégias de rh
BRASÍLIA
2013
CAEO 2013
Aluno: André Maulaz Lacerda
1. Alinhar as pessoas/desempenho/competências humanas às estratégias do negócio e aos objetivos organizacionais.
Esta pergunta particularmente me intrigou, pois foi exatamente a primeira interrogação que fiz ao novo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros. Como alinhar os esforços? Captar os talentos? E mesmo para quem está mais na base da hierarquia, como saber que está desempenhando suas funções na direção correta? O motivo destes questionamentos? Na instituição temos um vasto histórico de contraposições que demonstram o efeito negativo que os desalinhamentos na Gestão de Pessoas podem causar em vários níveis da cadeia de comando e de modo mais visível e prático ainda nas áreas de execução. São como vetores distintos e até contrapostos que muitas vezes terminam em desgaste desnecessário.
Durante minhas reflexões e leituras, observei que este parece ser um problema não exclusivo do CBMDF e nem mesmo só dos militares. Logo de início, ao examinar o material enviado me deparei com a confirmação desta informação de limitação das fontes literárias voltadas para a Gestão de Pessoas especificamente na área pública. Este pode ser somado como mais um motivo deste problema que por nós é sentido na prática no serviço diário ser um tema que requer uma parada para repensar mesmo conceitos considerados básicos.
De certo modo fiquei muito satisfeito em perceber que nossa preocupação é também compartilhada por institutos de destaque como a Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São