Engenheiros
A Engenharia é um fator determinante para o desenvolvimento econômico do Brasil. Cada vez mais a criação e a produção de bens de grande valor agregado fazem a diferença na balança comercial do mundo globalizado. A capacidade de inovação depende de vários fatores, entre eles a existência, quantidade e qualidade de profissionais de Engenharia. Com a rápida evolução da tecnologia e a conseqüente obsolescência das existentes, a formação do engenheiro deve privilegiar os conteúdos essenciais, ensinando-o a se adaptar rapidamente aos novos conhecimentos e técnicas.
PALAVRA CHAVE: Engenharia; Tecnologia; Escassez.
ABSTRACT
Engineering is a key factor for the economic development of nations. Increasingly the creation and production of goods of great value make the difference in the trade balance of the globalized world. The ability to innovate depends on several factors, including the existence, quantity and quality of engineering professionals. With the rapid evolution of technology and the resulting obsolescence of existing engineer's training should focus on the essential contents, teaching him to quickly adapt to new skills and techniques.
KEY WORD: Engineering, Technology, Scarcity.
1 A INOVAÇÃO E AS ENGENHARIAS
O Brasil vem se projetando internacionalmente e seu desenvolvimento (e potencial de crescimento) permitiu que fosse incluído na sigla criada em 2002 em referência aos quatro maiores mercados emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China) que caracterizou o grupo conhecido como BRIC.
No mundo real, há, no entanto, indicadores de sobra que colocam o Brasil abaixo da média dos demais países do BRIC, entre eles, o número de novos engenheiros formados por ano. Essa é uma má notícia diante do inegável fato de que a força da Engenharia em um país está estreitamente ligada à sua capacidade de inovação tecnológica e competitividade industrial.
Há vários anos, estudiosos das condições necessárias para o crescimento nacional se preocupam com