Engenheiro
1. O que são Conselhos Profissionais? Exemplifique.
Conselhos profissionais são entidades máximas que regulam a atividade e desempenho de determinadas profissões dentro do seu campo de atuação, por exemplo o CREA que é a entidade das Engenharias e Agronomia.
2. Quais as funções principais dos Conselhos Profissionais?
Os Conselhos Profissionais tem por função regulamentar e fiscalizar o exercício das funções a eles designadas, tanto em nível superior como técnico, garantido a coerência da ação dos profissionais na sociedade, bem como da qualidade do seu conhecimento.
3. O que são profissões regulamentadas?
São consideradas profissões regulamentadas aquelas cujo exercício se encontra regulado por títulos profissionais obrigatórios, tais como Licença, Carteira Profissional, Cédula Profissional, que garantam a posse das competências necessárias.
4. O que é o CONFEA? E os CREAs?
CONFEA é o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, órgão responsável por coordenar os CREAs, que são os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de cada estado da Federação.
5. Qual é o papel fundamental a ser exercido pelo CONFEA e os CREAs? Há contradição entre a sua função de proteção à coletividade com as suas funções corporativas?
Os CREAs são entidades pertencentes à esfera estadual e constituem a manifestação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), sendo responsáveis pela fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica em âmbito regional.
6. Qual o papel dos códigos de ética na melhoria ética das organizações e das atividades de engenharia?
Um código de ética começa pela definição dos princípios que o fundamentam e se articula em torno de dois eixos de normas: direitos e deveres. Ao definir direitos, o código de ética cumpre a função de delimitar o perfil do seu grupo. Ao definir deveres, abre o grupo à