Neoliberalismo
NEOLIBERALISMO: origem, definição e prática
A palavra Neoliberalismo, é uma das mais ambíguas tanto no vocabulário político como no vocabulário econômico.
O neoliberalismo tem seu fundamento no chamado “liberalismo clássico” que se originou com Adam Smith (séc. XVIII)
O Liberalismo econômico surge como reação ao Mercantilismo que mais de uma corrente de pensamento é uma prática econômica de países da Europa no início do sistema capitalista.
Características do Mercantilismo:
a) A atividade comercial visava a acumulação de metais preciosos como ouro e prata, pois estes metais eram vistos como a única riqueza do país. Evitavam a saída de metais preciosos diminuindo as importações.
b) O predomínio da atividade comercial tornou necessários novos mercados e novas fontes de matérias-primas e novas rotas comerciais, colaborando para a descoberta de novos continentes como a América e a África.Nesses países só era permitido o comércio com o país colonizador, proibindo o livre comércio.
c)Toda atividade econômica era controlada pelo Estado. O Estado era um monopólio.
Em meados do séc XVIII, em oposição á pratica mercantilista, surge a Escola Fisiocrata (Reino da Natureza), que apesar de destacar a ativi// agrícola e não a industrial, vai abrir caminho para o Liberalismo Econômico.
Os Fisiocratas acreditavam que a riqueza de de uma nação, não estava no acúmulo de metais preciosos mas na produção agrícola.
Esse tipo de produção era o único que partia de uma quantidade de objetos e no final obtinha uma quantidade maior dos mesmos objetos.
Já na atividade industrial apenas havia a transformação de uns objetos em outros não aumentando a riqueza das nações.
“A sociedade é governada por leis naturais semelhantes as que existem na natureza”.
Portanto o Estado não deve interferir nesta ordem natural criticando então o intervencionismo do Mercantilismo.
Fisiocratas: laissez