voleibol em Grupo
O jogo aconteceu com oito participantes, quatro de cada lado.
A quadra foi delimitada pela faixa amarela, os alunos podiam sacar e receber a bola em qualquer espaço da quadra, desde que dentro da faixa amarela.
A rede foi utilizada na altura de dois metros.
Durante o jogo foi utilizado dois lençóis (um para cada equipe). O saque e a recepção da bola devia ser somente através dos lençóis, sendo permitido apenas uma quicada na recepção da bola, e todos os movimentos deviam ser realizados juntos.
Após quinze pontos realizados, trocava-se as equipes.
Questões norteadoras para análises:
A-) Foi possível a vivência do esporte mesmo com limitações relativas às habilidades?
Sim, pois os alunos com mais habilidades e mais vivência na prática do voleibol, orientavam os alunos com maior dificuldade na execução dos movimentos de sacar e receber a bola.
No momento do jogo, como os movimentos deviam ser realizados juntos, os que sentiam maior dificuldade em realizar os movimentos, eram orientados pelos que já tinham mais vivência com a prática, dessa maneira eles se sentiam mais confiantes durante a execução dos movimentos.
B-) Houve aprendizagem (qualquer uma) por parte daqueles que participaram? Quais?
Sim, pois os que não sentiam dificuldades na realização da prática aprenderam a cooperar durante o jogo. Como a pontuação não dependia das habilidades individuais, mas sim do grupo como um todo, os mais habilidosos na execução dos movimentos aprenderam a partilhar de suas habilidades.
Os alunos que sentiam dificuldade nos movimentos de receber e sacar a bola, se sentiram mais confiantes no momento da realização dos movimentos, pois estavam amparados por outros, assim no final da atividade realizavam o movimento com maior precisão.
C-) Algum participante deixou de participar devido a própria dificuldade em realizar os movimentos? O que poderia se fazer para que ele pudesse voltar a querer