rios
- Rio Amazonas
Afluentes:
Rio Napo
Rio Javari
Rio Jandiatuba
Rio Içá
Rio Jutaí
Rio Juruá
Rio Japurá
Rio Tefé
Rio Coari
Rio Piorini
Rio Purus
Rio Negro
Rio Solimões
Rio Madeira
Rio Manacapuru
Rio Uatumã
Rio Nhamundá
Rio Trombetas
Rio Tapajós (afluentes: rio Juruena, rio São Manuel)
Rio Curuá
Rio Maicuru
Rio Uruará
Rio Paru
Rio Xingu
Rio Jari
- Rio Tocantins
- Rio Araguaia
- Rio Iriri (foz no rio Xingu)
- Rio Machado
Impactos Ambientais da Amazônia
Os impactos ambientais são desequilíbrios existentes no meio ambientes causados pelo encontro do homem com a natureza. São muitos os que afirmam a riqueza desse bioma. Por isso, são retiradas da Amazônia quantidades expressivas de uma série de materiais, alimentos, recursos e produtos naturais provenientes desse ecossistema. Sem o correto manejo de algumas matérias primas corremos o risco de tornar estes recursos naturais cada vez mais escassos.
Não se deve generalizar e dizer que isto só acontece devido aos crimes ambientais noticiados pelos meios de comunicação como a captura ilegal de animais e plantas, prejudicando a biodiversidade. Em um ambiente complexo como esse, a derrubada e queima de árvores e do solo, o plantio de outras plantas e o uso de agrotóxicos, a criação de gado são fatores que contribuem para a perda desse bioma rico e importante.
Com essas ações humanas, os solos começam a ficarem cada vez mais pobres em nutrientes e contaminados com substâncias provenientes da extração do ouro, as erosões começam a se intensificar e áreas que não eram alagadas, passam a ser. Rios começam a absorver substâncias diferentes além do normal, solos são atingidos pelo sol e pelos ventos e, em consequência, o clima de outras regiões começa a mudar. Além disso, como a floresta é um grande estoque de CO², com o desmatamento elas liberam quantidades expressivas do gás para a atmosfera agravando assim o efeito estufa.