resenha texto "vida líquida"
Instituto de Educação Física e Desportos
Estágio Curricular I
Paula Freitas Marques
Resenha referente ao texto “Vida Líquida”
Na sociedade moderna a maneira de agir, os hábitos e as rotinas não podem se manter ou permanecer por muito tempo, por isso se caracteriza em uma “vida líquida”. “ Numa sociedade líquido-moderna, as realizações individuais não podem solidificar-se em posses permanentes porque, em um piscar de olhos, os ativos se transformam em passivos, e as capacidades em incapacidades.” ( p.7)
Com esta mudança frequente na maneira de vida da sociedade moderna, não é recomendado levar experiências vividas anteriormente como estratégia para alguma situação futura. “ a vida líquida é uma vida precária, vivida em condições de incertezas constantes” (p. 8). Com isso as preocupações que mais afeta o ser humano moderno, é de não conseguir acompanhar as mudanças, e com isso “ficar para trás”.
Na vida líquido-moderna tudo tem prazo de validade, logo é preciso “alcançar” para posteriormente “largar” em busca de uma qualidade de vida melhor. “ A vida numa sociedade líquido-moderna não pode ficar parada. Deve modernizar-se (leia-se:ir em frente despindo-se a cada dia dos atributos que ultrapassarem a data de vencimento, repelindo as identidades que atualmente estão sendo montadas e assumidas) ou perecer.” (p.9)
Para não serem excluídas dessa sociedade líquido-moderna, as pessoas têm que buscar sempre estar no topo da “ pirâmide do poder global” e devem ser tão “ leves, lépidas, e voláteis quanto o comércio e as finanças...” (p.10). Porém àqueles que não querem participar do jogo, a sugestão é “ligar-se ligeiramente a qualquer coisa que se apresente” e “deixá-la ir embora graciosamente.” (p.12)
Os seres humanos vivem atormentados pela crise de identidade. “ o problema é escolher o melhor padrão entre os muitos atualmente em oferta..” (p.13). A velocidade dos acontecimentos é mais importante que a duração. “