Linguagem e Funções Cognitivas LIBRAS
A palestra ministrada pelo Dr. Felipe Venâncio Barbosa, teve como objetivo de explorar formas atípicas de comunicação na língua de sinais como um todo. Foram explicados alguns outros assuntos que se faziam importantes para o entendimento da palestra.
Inicialmente se fazia necessário explicar o significado da palavra atípica, para isso ele começou com a definição da palavra típico, que pode ser entendida como: tudo aquilo que tem comportamento comum, ou nos padrões, normal. O que deixa mais fácil de intender a definição de atípico, que seria aquilo que não se encaixa nos padrões que é tido como anormal, atípico.
Outro tema abordado usado também como artificio para o melhor entendimento da palestra foi a teoria da mente, “é a habilidade de atribuir estados mentais - crenças, intenções, desejos, conhecimento, etc - à si próprio e aos outros, e de compreender que os outros possuem crenças, desejos e intenções que são distintas da sua própria.” Fonte wikipédia.
Foi explicado também quais as causas que podem influenciar para que um surdo tenha uma linguagem a típica. Essas Causas vão desde um desenvolvimento tardio da linguagem, até problemas na psicologia cognitiva.
Por fim. Foram analisados alguns casos de pessoas que tinha algum tipo de distúrbio na linguagem. Foi explicado o que causava tal distúrbio e como o problema estava sendo tratado. Foi mostrado a evolução de um caso em um vídeo inicial e um vídeo com a evolução atingida 3 anos depois.
Ao fim da palestra foi concluído e explanado que cada caso é um caso, e que é difícil ter um procedimento que abarque todos os distúrbios de linguagens. Mas por outro lado se faz necessário o estudo de tais distúrbios, o que não acontece com frequência hoje no