Resenha
FABRIS, Elí T. Henn é a autora do artigo intitulado “A escola contemporânea: um espaço de convivência?”. É doutora e lidera o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI) da UNISINOS.
Credenciais do autor: Elí Terezinha Henn Fabris é formada em Pedagogia, especialista em Métodos e Técnicas de Ensino, Mestre e Doutora em Educação.Exerceu a docência nas redes estadual, municipal e particular de ensino, além de atuar nas funções de direção, vice-direção, orientação e supervisão escolar. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação.Coordena atualmente o Programa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UNISINOS). Nessa mesma instituição, coordenou o curso de Especialização em Educação Especial e o Programa de Educação e Ação Social (EDUCAS).
Resumo da Obra: No artigo intitulado “A escola Contemporânea: um espaço de convivência? autoria de Elí Fabris, autora nos traz uma pesquisa investigativa das condições de in/exclusão, na qual buscou dentro de escolas púbicas de ensino fundamental, da cidade de Porto Alegre. Todo material esta gravado em vídeo o foco do exercício analítico deste trabalho é composto por depoimentos de alunos, professores e pessoas da comunidade de duas escolas municipais que participaram de entrevistas sobre suas expectativas e relação com a escola. O objetivo principal deste texto é analisar os significados atribuídos por alunos/as, professores/as e comunidade escolar à escola, a partir de seus depoimentos. Mostra-se, então, como os significados atribuídos à escola contribuem para a significação das aprendizagens escolares e como eles estão centralmente articulados com o modo de viver que a sociedade contemporânea imprimiu na vida dos que habitam nosso planeta nestes tempos de “modernidade líquida” (BAUMAN, 2001).
Introdução:
A escola, como instituição que tem/teve sua constituição alicerçada em princípios caros à tradição da modernidade,