Vendas e Atendimento ao Cliente
“Bom dia, Boa tarde, Boa noite, Olá tudo bem?”
Quem, a não ser uma vendedora, falaria tais frases? E as vendedoras nem sempre são bem aceitas...
Abrir a venda com eficácia significa não ter que ouvir com tanta frequência: “Não, obrigado. Estou só olhando!” A maneira como você abre a venda determina a maneira pela qual vai se desenrolar todo o seu atendimento.
Os objetivos da abertura de vendas são:
Vencer a resistência inicial do cliente.
Estabelecer um relacionamento pessoal com os clientes.
Abordagem
Quando você se dirige a um cliente que entra na loja e não está na procura de um produto específico, é possível que, mesmo antes de dizer qualquer coisa, ele diga. “Não, obrigado. Estou só olhando!” Este é um exemplo típico da resistência dos clientes em relação á figura da vendedora. Por outo lado, existem vendedoras que, para não importunar os clientes, preferem deixa-los á vontade, o que acaba colocando – os em uma posição simples atendentes. Como consequências, elas apenas entregam as compras que os clientes fazem (se eles fizerem), em vez de vender o que os clientes precisam. Nós acreditamos que o profissional de vendas é aquele que causa a venda.
O desvio de 180 Graus
A finalidade do Desvio de 180 Graus é permitir que você aborde o cliente, respeitando o seu espaço pessoal. Esta técnica consiste basicamente em: passar pelo o cliente, olhá – lo nos olhos, dar um sorriso e cumprimenta – lo informalmente: alguns segundos depois, voltar então e abordá – lo usando uma linha de abertura. É importante, contudo, que você tenha alguma coisa em suas mãos. A vendedora que, para o cliente, parece ocupada oferece menos perigo. Quem já não viu clientes que entram na loja “driblam” as vendedoras e vão direto ao caixa perguntar sobre algum produto? E quando alguém está fazendo uma vitrine?
Linha de abertura
Abertura precisa ser dividida em três etapas:
1° Abertura com o cliente que quer comprar;
2° Cliente que quer ficar olhando, 180 graus;
3°