variantes linguística
1.
Por que e para que é importante o professor possibilitar aos alunos conhecimentos sobre as diferentes variantes linguísticas, ou seja, sobre as diversas formas de falar ou escrever a língua? O ensino de língua portuguesa consiste em não impor ao aluno a língua culta como única maneira de se expressar, nem deixá-lo cair no coloquialismo, utilizando a linguagem que quiser em qualquer situação. O fato de o coloquialismo ser mais freqüente do que a linguagem formal, no dia-a-dia dos adolescentes, faz com que eles considerem a norma culta como “estranha”. Para introduzirmos a norma padrão na vida desses adolescentes, sugerimos a leitura e o constante contato com textos que seguem a norma padrão, bem como possibilitar aos alunos situações de fala e de escrita que visem ao uso de uma linguagem mais apurada.
A lingua e a escrita serve para muitas coisas como exemplo se comunicar, expressar, aprender , o professor tem que ser o facilitador em transmitir essas formas para os alunos.
No caso da norma culta deve ser esclarecido ao aluno que na vida dele ele vai haver situações em que ela será necessario , tais como usar em um vestibular , em uma entrevista de emprego. 2.
Há um conjunto de fatores que interfere e privilegia, ou não, a variedade linguística utilizada pelo aluno. Entretanto, na escola ainda são preservadas e valorizadas as formas de prestígio ou padrão: regras e normas são impostas para que o aluno mude completamente a sua forma de falar e escrever, sem que a escola leve em consideração que a forma de falar do aluno também preserva sua identidade. Como se pode evitar que isso aconteça? Para evitar esse conflito entre as difrentes formas de falar e escrever o professor deve orientar os alunos sobre as formas padrao e diferencia-las da outras, mas nunca julgar o aluno pela sua fala pois existem varios motivos para que ela nao conheça corretamente a lingua portuguesa.
Para que o professor consiga transmitir a o que