Variantes linguisticas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONCEITO DE VARIAÇÃO LINGÜISTICA 4
2.1.1 VARIAÇÃO DIATÓPICA 4
2.1.2 VARIAÇÃO DIASTRÁTICA 5
2.1.3 VARIAÇÕES DIATÓPICAS E DIASTRÁTICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO 5
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é entrar em contato com as variantes lingüísticas, onde veremos o conceito de variação diatópica e variação diastrática e em seguida descrever como essas duas variações pode ajudar ou atrapalhar no dia a dia no emprego.
DESENVOLVIMENTO
1 conceito de variação lingüistica
Variação lingüística são os vários modos de falar entre falantes de uma língua. Toda língua natural tem suas variações. No Brasil temos muitos falares. Essa variação é justificada pelo fato histórico, diferenças regionais, sociais, sexo, grau de escolaridade e principalmente pelas categorias profissionais.
Contidas em uma mesma região, as pessoas formam pequenas comunidades que acabam criando suas características, até não entendível por outras comunidades: presidiários, internautas, trabalhadores rurais, os urbanos, os políticos, etc. É importantíssimo entender que essas variações não devem ser vistas como 'erro' e sim (variações).
1 VARIAÇÃO DIATÓPICA
Variações diatópicas correspondem às diferenças regionais. Referem-se às diferenças apresentadas pelo modo de expressão local, por que existem jeitos de pronunciar as palavras e há melodias frasais diferentes de região para região. A variação diatópica pode ocorrer, com sons diferentes. Quando isso ocorre, dizemos que houve uma variação diatópica fonética, já que fonética significa “aquilo que diz respeito aos sons da fala. Um exemplo é o “s” chiante do carioca. Outra bastante perceptível pelo visitante é o “r”