Paper
Destinados especificamente a serem publicados em revistas e periódicos científicos, esta modalidade de trabalho tem por finalidade registrar e divulgar, para público especializado, resultados de novos estudos e pesquisas sobre aspectos ainda não devidamente explorados ou expressando novos esclarecimentos sobre questões em discussão no meio científico. (SEVERINO, 2007, p. 208).
De acordo com a NBR 6022:2003 o Artigo Científico é parte de uma publicação com autoria declarada. Seu propósito é apresentar e discutir idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.
Linguagem do artigo
O Artigo Científico deve ser elaborado mediante a observação dos seguintes aspectos: * Clareza na exposição das idéias. * Objetividade. * Coerência na argumentação. * Linguagem correta e precisa. * Fidelidade às fontes citadas.
Estrutura
O Artigo Científico se compõe pela seguinte estrutura: * Título, e subtítulo (se houver) * Nome(s) do(s) autor(es) * Resumo e Abstract * Palavras-chave * Conteúdo (introdução, desenvolvimento textual e conclusão) * Referências.
Autor
Nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo, registrados no rodapé ou no final dos elementos pós-textuais.
Resumo
Grande parte dos periódicos limita os resumo a 150 palavras
De acordo com a NBR 6028:2003 o resumo deve conter até 250 palavras, sendo composto de uma seqüência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos.
O texto do resumo se compõe por: * Delimitação do tema. * Objetivo do Artigo Científico. * Metodologia utilizada para solucionar o problema. * Relevância teórica e social do Artigo Científico. * Abstract é o resumo traduzido para o inglês.
Palavras-chave
A inclusão (obrigatória) das palavras-chave nos Artigos Científicos deve: * Figurar logo abaixo do resumo. * Ser