Administração
* PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS (MRP)
- O que é?
MRP (Materials Requirements Planning) surgiu nos anos 60 significa Planejamento das Necessidades de Materiais. O MRP é um sistema na qual permite avaliar quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento.
O software MRP é um sistema de informações computadorizado, desenvolvido especificamente para auxiliar as empresas na administração de estoques com base em sua demanda dependente e programar pedidos de reposição.
O sistema MRP tem o objetivo determinar:
- O que encomendar
- Quanto encomendar
- Quando encomendar
- Para quando agendar a encomenda
- Como é usado nas organizações? O MRP realiza cálculos por meio da projeção de inventários em função do planejamento da produção. Um dos pontos importantes é o tempo de resposta do sistema, qualquer replanejamento que venha a ser necessário é facilmente visualizado os seus impactos nos inventários, mostrando a viabilidade de tal replanejamento assim como as alterações que serão necessárias para atender os objetivos.
O MRP trabalha com as necessidades exatas de cada item, melhorando assim o atendimento aos consumidores, minimizando os estoques em processo e aumentando a eficiência da fábrica, obtendo assim, menores custos e conseqüentemente alcançando melhores margens de lucro. Mas para tudo isso, é fundamental que sejam estabelecidos corretamente todos os parâmetros do sistema.
- Concorrência?
A implantação deste método, apesar das resistências, é um diferencial quando bem aplicado para enfrentar a nova realidade imposta pela globalização.
O MRP deixa de ter uma função meramente técnica e operacional para ser assumido como ponto de destaque na estratégia organizacional. Ele torna menos onerosos os níveis de estoque, contribuindo desta maneira para a queda de custos dos produtos, conseguindo assim uma melhor relação custo / benefício, permitindo que a