Administração
AULA 1
1. INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
1.1. INTRODUÇÃO ÀS ORGANIZAÇÕES
No decorrer da história da humanidade, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que ela surgiu e apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação.
Nos dias de hoje a sociedade típica dos países desenvolvidos é uma sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços em geral) é confiada na organização (como indústrias, universidades e escolas, hospitais, comércio, comunicações, serviços públicos etc.) que são administradas por dirigentes para se tornar mais eficientes e eficazes.
No final do século XIX, contudo, a sociedade era completamente diferente.
As organizações eram poucas e pequenas: predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos (como médicos, advogados, que trabalhavam por conta própria), o lavrador, o armazém das esquinas etc.
1
Apostila EAD – Disciplina Teoria Geral da Administração – Prof. Alexandre Espinosa
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Apesar do trabalho sempre ter existido na história da humanidade, a história das organizações e de sua administração é um capítulo que teve seu início há pouco tempo.
Segundo as ideias de Chiavenato (1983), o mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações, onde todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros, recursos tecnológicos, recursos mercadológicos etc.). Portanto, a vida das pessoas depende das organizações.
Nascemos, crescemos, aprendemos vivemos, nos divertimos, trabalhamos e morremos dentro de organizações.
As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos, características, estruturas e objetivos diferentes. Existem organizações lucrativas