Variantes linguisticas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 VARIANTES LINGUÍSTICAS 4
2.1.1 VARIAÇÃO REGIONAL 4
2.2 TEXTO TECNICO, ADMINISTRATIVO OU CIENTIFICO 4
2.2.1 ATA......................................................................................................................5
3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS..................................................................6
4 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem apresentar o conceito das Variantes linguísticas e de um texto técnico e em seguida fazer uma comparação dos mesmos com a variante regional.
DESENVOLVIMENTO
1 variante linguística
Assim, é importante definir que as variantes linguísticas é o modo a qual a língua se diferencia; de acordo com o contexto sócio cultural, histórico e regional; onde os falantes dessa língua se manifesta verbalmente. As principais variações são: Variante regional - cada região do país tem as suas características; Variação sexual - homens e mulheres se comunicam diferente; variação de faixa etária – jovens, adultos e crianças falam diferente; Variação de escolaridade – pessoas estudadas e pessoas não estudadas também falam diferentes; variação social – consiste que em cada situação que nos encontramos temos uma forma de falar, na escola, na igreja em um bar e etc.
1 Variante regional
Por sorteio foi escolhido ao grupo à variação regional. Segundo Strecker (2000, p.18) as variantes regionais referem – se ás diferenças apresentadas pelo modo de expressão local. Pode ocorrer no vocabulário quanto na sintaxe.
2 texto tecnico, administrativo