Equinodermos
- Invertebrados com espinhos na pele.
- Animais exclusivamente marinhos.
- Constituídos por um esqueleto calcário que, mesmo não sendo uma coluna vertebral, é importante na sustentação do corpo, pois é resistente e bem desenvolvido.
- Triblásticos. Desenvolvimento Embrionário - ectoderma, endoderma e mesoderma)
- Celomados. - uma cavidade totalmente revestida por mesoderma -
- Deuterostômicos. - primeiro formam o ânus, depois a boca -
- Sistema ambulacral. (pelo qual circula a água nos equinodermos) (possuem um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas - LOCOMOÇÃO - ) - funções na locomoção, no transporte de substâncias, na respiração, na excreção, na circulação e na percepção do meio externo pelo animal -
Locomoção: Não nadam, nem flutuam, se arrastam ou ficam grudados em rochas.
(FILO)
Ex: Estrela-do-Mar, Pepino-do-Mar, Ouriço-do-Mar, Serpente-do-Mar, Lírio-do-Mar
O sistema hidrovascular é formado por um conjunto de tubos e ampolas de paredes musculares, internos ao corpo, e de prolongamentos tubulares, os pés ambulacrais, que se projetam para fora do corpo através de poros no exoesqueleto.
Os equinodermos possuem uma região oral (boca) e uma região aboral (ânus); a região oral permanece em contato com o substrato. Logo após a boca, encontra-se o trato digestório que, por sua vez, termina no ânus, geralmente localizado na região aboral. Nessa região, além do ânus, existe uma estrutura denominada placa madrepórica, o órgão-raiz do sistema ambulacrário.
Tomando como exemplificação a estrela-do-mar, a água penetra na placa madrepórica - localizada externamente na superfície aboral, com poros sendo vista como toda perfurada - e é levada internamente do endoesqueleto calcário até chegar a uma estrutura alongada denominada "canal pétreo", interligado ao "canal circular" - uma estrutura interna em forma de circunferência, conectada aos canais pétreos da estrela-do-mar, internamente